Princípios para resolução de conflitos e cura da maledicência baseados em Mateus 18.15-17.
Buscar reconciliação:
1) o mais rápido possível
2) com o menor número de pessoas possível
3) na menor instância possível
Como reagimos diante de situações de extremo perigo? Nos deixamos tomar pelo pavor ou somos capazes de manter a calma e a confiança em Deus? O Profeta Eliseu ensina a superação de medos através da confiança na proteção divina. (2 Rs 6.8ss)
Marcos 5 registra três grandes encontros de Jesus com pessoas em situações extremas. O Endemoniado Gadareno, Jairo que tinha uma filha de 12 anos de idade que estava à beira da morte e uma mulher que há 12 anos sofria muito com uma doença que parecia não ter solução.
Não obstante o tamanho das dificuldades, Jesus mostrou-se superior ao poder opressor dos demônios, das enfermidades e da própria morte.
Curioso notar que a menina enferma tem doze anos de idade enquanto que a mulher estava enferma há doze anos. Tanto Jairo quanto a mulher precisaram confessar sua fé em cristo publicamente! Ambos tiveram que superar barreiras impostas pela multidão que se colocava entre eles e Jesus e obstáculos outros como preconceitos sociais e de ordem religiosa. Ambos demonstraram fé e determinação.
A fé perseverante de ambos foi recompensada. A fé precedeu o milagre! A tua fé te salvou!
Os incrédulos não puderam acompanhar a Jesus para contemplar o milagre da ressurreição da filha de Jairo. Os incrédulos ficam do lado de fora. Sem fé é impossível agradar a Deus. Esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé!